02/02/2011

Pseudo Alice I

No outro dia, não me perguntem quando, fui almoçar à casa da minha avó e estava lá uma senhora com uma conversa muito estranha. Segundo o que consegui apurar, porque estas coisas na aldeia são sigilosos boatos, ao pé da fonte velha está uma tampa de esgoto com uns 80cm de diâmetro e diz que quem lá põe o pé nunca mais é visto. "É engolido" afirmou a senhora.
No dia a seguir aquele fui lá. Vinha muito triste da escola porque o coiso já namorava e resolvi lá pôr o pezinho. Era a ver se desaparecia. Mas como estava assim uma chuva esquisita caí mesmo lá para dentro e pensei "ai que nojo, que estou num esgoto". Senti-me tal qual Alice a cair na toca do coelho do não-sei-quê  e pensei "ai que bom, um país das maravilhas" e não sei como aconteceu assim uma coisa muito estranha e de repente deixei de pensar. A minha mente parou tipo computador quando bloqueia.
E, pela primeira vez na minha vida, não pensei. Apenas senti.
E foi tão bom que queria que tivesse durado para sempre. E esse estúpido desejo fez-me pensar. Mas ainda antes de pensar, vi-me. Era eu um vermelho papagaio de papel, a flutuar no céu, ao sabor do vento, segredando às nuvens. E nunca me senti tão livre.
E estupidamente voltei a pensar (isto ainda antes do outro pensamento). Mas se estou presa por um fio, pensei, como é possível sentir-me livre? Olhei para baixo:
a minha trajectória era concebida ao acaso por umas suaves e inseguras e pequenas mãos.
E de facto estava livre porque tinha o meu futuro nas mãos de uma criança.
Uma criança que não pensava.
Entretanto ouvi a coisa dizer-me "eu sei que a aula é secante, mas também estares a dormir..."

3 comentários:

António Guerra disse...

Então, dona Alice, enganou-se na descrição da tampa. A tampa não era de esgoto, mas sim de algo muito mais bonito. Cada um vê com os seus olhos, e os meus dizem isso...

Quanto a apenas sentires, acho bem. Muito mesmo. A dona Alice não deveria ter preocupações, devia ter ocupações que não o fossem, que a fizesse sentir sempre fantástica. Menos que isso é desonestidade de quem comanda o mundo.

Bjs

Anónimo disse...

Tens veia!!!!!!!

Anónimo disse...

Tens veia!!!!!!!